top of page

Fevereiro roxo e laranja: Saiba mais sobre campanha de conscientização

Mês de fevereiro, que vem aí, destaca duas cores em campanha de saúde

Você sabia que no mês de fevereiro as cores roxa e laranja são utilizadas em diversos meios de comunicação? Os nomes são Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja. O objetivo é reforçar a conscientização e combate de algumas doenças. Roxo (lúpus, Alzheimer e fibromialgia) / Laranja (leucemia).

  • Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.

  • A Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.

  • Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.

  • Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos.

A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea.

FONTE: https://redeglobo.globo.com/sp/tvvanguarda/noticia/fevereiro-roxo-e-laranja-saiba-mais-sobre-campanha-de-conscientizacao.ghtml

bottom of page